Em uma época de necessidade de renovação, gerir inovação se torna a chave para o sucesso. Desta forma, como ter inovação se não temos os indicadores necessários para saber como melhorar os processos? Consequentemente, cheio de tarefas operacionais, deixamos mais altos os custos de produção e operação.
Vamos mostrar os benefícios da automação industrial e como aplicá-los em uma empresa. Através da automação, o mundo passou a ter excelentes resultados nas linhas de produção industrial e encontrou um meio de resolver esses problemas. No entanto, pequenos e médios empresários, em especial aqui no Brasil devido as dificuldades tecnológicas e altos custos de importação, se encontraram em uma encruzilhada.
Veja como tornar sua indústria ou negócio mais eficiente a partir do uso de tecnologias de menor custo.
Sistemas embarcados como o Arduino foram uma revolução tecnológica nos últimos anos e, graças a esses pequenos e baratos computadores, conseguimos em boa parte substituir os caros CLP´s. Além de aposentar os Controladores Lógicos Programáveis, inventados para a indústria no começo da década de 60, os sistemas embarcados conseguiram os principais benefícios da automação:
01. Aumento de produtividade;
Através da automação muitos trabalhos manuais puderam ser feitos por maquinas. Além de trabalharem sozinhas, com maior precisão e velocidade, uma máquina nunca fica doente, certo? É só ter um cuidado especial com a manutenção, como exlicamos nesse artigo sobre erros na gestão industrial.
02. Melhoria de qualidade do produto final;
Já experimentou fazer a mesma tarefa repetidas vezes? Agora imagina um funcionário em uma linha de produção, fazendo por horas o mesmo trabalho? Ao longo do tempo ele vai ficando cansado e sua produtividade caindo e consequentemente começa a ficar descuidado. Uma máquina nunca fica cansada e nem descuidada, ela trabalha 24h por dia sem se preocupar com vida pessoal, sem ficar doente. Portanto, uma vez calibrada e programada ela irá manter aquela qualidade pelo tempo que funcionar.
03. Redução de custos;
A redução de custos se deve principalmente ao menor desperdício de material e a menor quantidade de mão de obra para produzir. Uma máquina apenas precisa de revisão periódica e energia elétrica para funcionar, seus gastos são pontuais e seu custo benefício promovido pela quantidade produzida e velocidade de produção ajuda na diminuição dos custos por produto.
04. Segurança aos empregados;
Através da automação industrial, é possível monitorar 24h por dia, 7 dias por semana, qualquer complexo industrial. Através de alertas sonoros ou luminosos e sensores em processos industriais, podemos monitorar e avisar sobre qualquer irregularidade. Isso pode ser feito desde problemas na produção até alertas de perigo aos funcionários, diminuindo riscos e fatalidades. Com esses processos, podemos verificar sobrecargas e aumentos de temperatura. Assim, garantimos velocidade de tomada de decisão diminuindo prejuízos e danos que não seriam evitados se um homem fizesse o mesmo trabalho.
05. Competitividade;
Você tem maior produção, menor custo de produção, maior qualidade. Em um mundo no qual o consumidor preza cada vez mais pela qualidade, custo e cuidados ambientais, como mostra estudos, poder investir no que o consumidor procura sem gerar mais despesas a empresa é o caminho para ser competitivo em um mercado cada vez mais agressivo.
06. Capacidade de monitoramento, controle e auxilio na tomada de decisão.
Como tomar decisões, diminuir riscos e garantir maior controle das operações da sua empresa, sem gastar com mão de obra supervisora e horas de auditoria? O computador faz esse trabalho por você com sensores, sistemas de controle e alertas contínuos, a automação fornece as ferramentas para quem quer recolher indicadores e ter a chance de estudar como melhorar seus processos.
Como podemos perceber, os sistemas de automação industrial são de fundamental importância em qualquer processo produtivo pois além de melhorar significativamente a produção, fornece um maior entendimento do negócio e do ambiente fabril, possibilitando a empresa analisar, monitorar e controlar suas etapas produtivas. Dentre as profissões na área de engenharia, as que tendem a trabalhar mais com automação industrial são a engenharia elétrica, a engenharia de produção e a engenharia mecatrônica.
Qualquer duvida referente ao assunto entre em contato conosco.