O retentor tem a função principal de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo como por exemplo: terra, areia, poeira, etc.
Utilizados nos mais variados segmentos, os retentores estão presentes no dia-a-dia de todos nós. Desde carros, caminhões, ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas, até eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais. Praticamente tudo que se movimenta mecanicamente tem retentores, sem os quais, os rolamentos não giram o mundo.
O retentor cumpre esta função de vedação tanto na condição estática, de máquina parada, como na condição dinâmica, em movimento, e também na variedade de condições de temperatura e meio externo para as quais a máquina está projetada.
A vedação se dá pelo contato permanente que ocorre entre a aresta do lábio de vedação e o eixo da máquina. Para completar a estanqueidade com o meio externo, é preciso que haja também a vedação entre a parte externa estrutural do vedador e a carcaça.
Vedação Principal: É o lábio do retentor que tem a função de reter o fluído quando o eixo está na condição dinâmica ou estática.
Mola: Função de compensar a carga radial exercida sobre eixo.
Vedação Auxiliar: É o guarda pó do retentor que tem a função de proteger a vedação principal da sujeira e outros elementos.
Diâmetro externo: Proporcionar a interferência entre o alojamento e o retentor.
Tipos existentes:
Com revestimento de borracha liso
Com revestimento de borracha ondulado
Metálico
Metade Borracha / Metade Carcaça
Com pintura emborrachada
Carcaça: Função de fornecer a estrutura ao retentor para suportar seu perfil e também para a montagem do alojamento
Costas: Funçao de apoio para dispositivos de montagem e como indicador do sentido da rotação
Partindo-se do lábio convencional, pode-se obter uma maior eficiência de vedaçâo adicionando-se nervuras moldadas ao ângulo de ar, que proporcionam o conhecido efeito hidrodinâmico de vedação.
Este efeito hidrodinâmico promove o refluxo ao óleo que, eventualmente, tenha ultrapassado aresta de vedação, conferindo assim ao lábio uma maior capacidade de estanqueidade, e ainda, uma maior durabilidade, por garantir uma permanente lubrificação na área de contato sob a aresta de vedação. Existem várias formas geométricas de nervuras hidrodinâmicas, cuja escolha é determinada pelas condições de aplicação do retentor.
Cuidados na montagem do retentor
A causa mais comum de falha de retentores consiste em danos produzidos no retentor durante o manuseio, durante a estocagem ou, mais frequentemente, na montagem. Nunca será demais insistir sobre a necessidade de sempre manusear os retentores com o máximo cuidado. Eles devem ser conservados em local limpo e seco e nunca devem ser amontoados ao acaso, pois isso permitiria que os lábios de vedação se danifiquem. Antes de montar o retentor, deve-se examiná-lo cuidadosamente para verificar se o lábio não está danificado, se a mola está colocada corretamente e se está livre de poeira. O lábio pode ser então recoberto de graxa limpa imediatamente antes da montagem. O método de montagem empregado dependerá da sequência das operações: ou o retentor é instalado inicialmente sobre o eixo e em seguida introduzindo no alojamento sob pressão, ou então ele é inicialmente introduzido sob pressão no alojamento e montado no eixo. Deve-se preferir o primeiro método sempre que possível. A montagem do retentor no alojamento deverá ser efetuada com auxílio de prensa mecânica, hidráulica e um dispositivo que garante o perfeito esquadrejamento do retentor dentro do alojamento. A superfície de apoio do dispositivo e o retentor deverão ter diâmetros próximos para que o retentor não venha a sofrer danos durante a prensagem. O dispositivo não poderá, de forma alguma, danificar o lábio de vedação do retentor. Os cantos do eixo devem ter chanfros entre 15º e 25o para facilitar a entrada do retentor. Não sendo possível chanfrar ou arredondar os cantos, ou o retentor tem de passar obrigatoriamente por regiões com roscas, ranhuras, entalhes ou outras irregularidades, recomenda-se o uso de uma luva de proteção para o lábio. O diâmetro da luva deverá ser compatível, de forma tal que o lábio não venha a sofre deformações.