As engrenagens são rodas ou cilindros dentados que estão presentes em quase todos os sistemas que possam transmitir potência de um eixo a outro, aumentando ou reduzindo variáveis da transmissão, como por exemplo a rotação, a velocidade angular e o torque. A transmissão de movimento rotativo de um eixo para outro ocorre em quase todas as máquinas e equipamentos que se possa imaginar, a fim de solucionar problemas de transporte, impulsão, elevação e movimento.

Por meio da combinação de engrenagens de diferentes características, é possível transmitir movimentos e ampliar ou reduzir forças. Ou seja, um motor girando muito rápido pode fornecer grande energia para o conjunto, mas não torque suficiente. Com uma modificação ou redução da engrenagem, a velocidade pode ser regulada e a força equilibrada. E essa é exatamente a função dos redutores de velocidade! Ou seja, através de uma combinação de engrenagens montadas no interior de uma caixa fechada e lubrificada, eles reduzem a rotação e amplificam o torque.

Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de rotação entre duas árvores ou eixos-árvore. Os princípios de rotação são transmitidos pelos acoplamentos segundo os princípios de atrito e de forma.

Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis. Os permanentes atuam continuamente e se dividem em rígidos e flexíveis. Os comutáveis atuam obedecendo a um comando. Os acoplamentos podem ser fixos (rígidos), elásticos e móveis.

Os acoplamentos fixos servem para unir árvores de tal maneira que funcionem como se fossem uma única peça.

Os acoplamentos elásticos tornam mais suave à transmissão do movimento em árvores que tenham movimentos bruscos, e permitem o funcionamento do conjunto com desalinhamento paralelo, angular e axial entre as árvores. 

Os acoplamentos móveis são as famosas embreagens. São chamados de móveis porque podem desfazer a união entre motor e máquina movida com facilidade.

Os redutores de velocidade são geralmente utilizados na área industrial, que servem para alterar ou variar a velocidade padrão dos motores elétricos, o que torna esses componentes muito importante para a indústria. Mas para que funcionem com máximo desempenho, o ideal é elaborar um plano de lubrificação, pois o óleo lubrificante é capaz de evitar o atrito entre esses componentes, os próprios motores, engrenagens e demais peças.

A lubrificação é uma parte essencial no planejamento de manutenção e também é muito importante para as partes mecânicas, tais como os redutores de velocidade de motores elétricos.

Os lubrificantes sintéticos são vitais na garantia de bom desempenho dos redutores. Se o nível do óleo em um redutor de velocidade industrial ficar muito baixo ou perder a sua capacidade de lubrificar, o dispositivo não executará sua função como deveria, ou seja, não será capaz de reduzir a velocidade dos motores elétricos quando houver necessidade.