Os motores elétricos são máquinas extraordinárias que combinam a força de interação de campos magnéticos para interagir na indução de um eixo central no qual se movimenta gerando força e velocidade.
Máquinas destinadas a converter energia elétrica em energia mecânica. É um dos equipamentos mais utilizados pelo homem em sua caminhada em busca do progresso, pois praticamente todas as máquinas dependem dele.
Ele precisa ser identificado e tratado como uma máquina motriz cujas características envolvem determinados cuidados, dentre os quais o de instalação e manutenção. Devem ser instalados em locais que permitam fácil acesso para inspeção e manutenção. A fundação onde será colocado o motor deve ser plana e, se possível, isenta de vibrações.
Um redutor de velocidade é um equipamento mecânico que tem como função principal a redução da rotação de um acionador.
Os componentes básicos de um Redutor de Velocidade são rolamentos, retentores, eixos de entrada e saída, carcaça e engrenagens. O redutor de velocidade é ativado quando se torna necessário adequar a rotação do acionador (no caso de carros, o motor).
De maneira simples, quanto menor for a rotação do motor, comparada à rotação dos eixos, a velocidade será maior. Por outro lado, a operação inversa – com a rotação do motor maior do que a do eixo – causa um aumento na força. Considerando as leis da física, quando a rotação diminui, o torque aumenta.
Tipos de redutores de velocidade
Existem vários tipos de redutores de velocidade. O mais comum é encontrá-los com um sistema de redução por engrenagens, que podem ser cônicas ou cilíndricas. Este é um tipo de redutor utilizado na indústria automobilística.
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