O redutor de velocidade, também conhecido como caixa de engrenagens ou Deslocador de engrenagem, é um sistema de engrenagens que reduz a velocidade de rotação de entrada e o mesmo redireciona para outro componente em menor velocidade e torque mais elevado.

Ele reduz a velocidade para evitar a perda de controle em sistemas tais como o motor de elevador de carga para ao silo. Redutores de velocidade mudam a entrada de energia, alterando a relação de rotação de duas peças mecânicas. Sendo assim o objetivo das engrenagens é ajudar a aumentar o torque, através da proporcionalidade da redução de engrenagem.

Redutores de um a quatro estágios são aplicados geralmente em máquinas de papel, transportadores, elevadores de caneca, extrusoras, agitadores, misturadores, torres de resfriamento, bombas, aeradores e mecanismos de translação e elevação de pontes rolantes, pórticos e guindastes.

Além disso, eles podem ser montados tanto na horizontal como na vertical, são fornecidos com eixos oco chavetado, disco de contração, estriado ou eixo solido chaveta e ou com flange e possuem uma ótima relação de custo-benefício.

As vantagens dos Redutores são:

·         Aumento do Torque.

·         Redução da velocidade.

·         Redução do fator inercia.

·         Os redutores possuem corpo muito compacto para o desempenho.

·         Com disponibilidade de contra recuos, a carga sempre gira na mesma direção desejada.

·         Menos choque em caso de inversão rápida da rotação do motor.

·         Livre escolha de posicionamento do motor em relação ao eixo de saída.

·         Montagem de um sensor, potenciômetro, inversor de frequência, etc.

 

 

Existem diferentes tipos de redutores de velocidade nas indústrias. Cada tipo tem suas próprias forças e fraquezas:

 

1.Caixa de engrenagens de dente reto

Este destina-se a mais simplesmente de caixas de engrenagens. É capaz de lidar com relações de transmissão de alta com níveis de eficiência de até 98%. No entanto, esta caixa de engrenagens é muito barulhenta e só pode ser usada onde o ruído é aceitável.

 

2.Caixa de engrenagens helicoidal

Em redutores helicoidais, as engrenagens são normalmente bloqueadas em 90 graus. Eles são geralmente em posições paralelas ou cruzadas. Caixas de engrenagens paralelas têm maior capacidade de carga do que caixas de engrenagens cruzadas. Redutores helicoidais, devido ao seu design helicoidal, são significativamente mais silenciosos durante a operação do que caixas de engrenagens de dente reto.

 

3.Caixa de engrenagens ortogonal

Esta classe foi projetada para acionamentos leves e reduções consideráveis. A característica principal desta linha e uma transmissão por Eixo Sem-Fim e Coroa. A versatilidade de suas formas construtivas aliada a uma avançada geometria de engrenamento resultam em uma boa durabilidade.

  

4.Caixa de engrenagens ortogonal cônico

Composto de engrenagens helicoidais e um par cônico, possuem dimensões compactas, eixos maciços ou vazados com grande eficiência de engrenamento e reduções.   

 

4.Caixa de engrenagens coaxial

Esta classe possui eixos concêntricos de engrenagens helicoidais cementadas. Com boa qualidade de funcionamento e durabilidade, formam um conjunto único, compacto silencioso e sem vibrações.

  

Exemplo de Comparativo:

 

O Torque de um motor de 7,5cv 4p = 3kgfm

Aplicado a um Redutor com redução 1x50

(Eixo entrada 45mm e Eixo de saída 60mm)

Torque na saída do redutor = 73kgfm

Resultado:

Teve um aumento de 24x no torque do motor.

O torque de um motor de 75cv 4p = 71kgfm.

 

 

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