O inversor de frequência também conhecido como conversor de frequência é um equipamento eletrônico capaz de controlar a velocidade de giro de um motor elétrico.

Para que serve?

Basicamente utilizamos um inversor de frequência quando precisamos variar a velocidade de um motor de indução, geralmente na indústria controlam os motores trifásicos.

A utilização de motores de indução com inversores eletrônicos apresenta grandes vantagens tanto energéticas quanto econômicas, quando comparada com outras soluções existentes para aplicações industriais de velocidade variável.

Como funciona?

O inversor controla a alimentação do motor da forma otimizada, possibilitando um ajuste flexível para a sua aplicação.

É possível, por exemplo, controlar a velocidade do motor sem grandes perdas de torque, aceleração suave através de programação, frenagem direta no motor, sem necessidade de freios mecânicos, além de diversas formas de programação de velocidade de acordo com a necessidade da ocasião. Outras vantagens da utilização do inversor de frequência são:

A redução das despesas operacionais tornou-se uma prioridade para a maioria das empresas e das indústrias, especialmente após a crise econômica de 2008, que embora não tenha causado grandes prejuízos à economia brasileira, causou muitos estragos pelo resto do mundo. Manutenção preventiva e manutenção preditiva, embora sejam semelhantes, são dois instrumentos diferentes usados pelos gerentes a fim de economizar dinheiro e baixar os custos das empresas.

Ambos os métodos de manutenção ajudam a evitar gastos onerosos com reparos não esperados e com trocas de equipamentos, o que maximiza a produção. 

A maior parte das empresas e indústrias opta por trabalhar com um método ou outro, contudo, existe também a possibilidade de implementar as duas metodologias de manutenção em momentos diferentes para atender à necessidade específicas em etapas diferenciadas. Abaixo veremos com mais clareza as diferenças e vantagens de cada método e modo a manutenção, quando planejada, pode reduzir custos de forma significante, o que, para as indústrias representa economia de recursos e maior lucratividade em longo prazo.

As engrenagens são rodas ou cilindros dentados que estão presentes em quase todos os sistemas que possam transmitir potência de um eixo a outro, aumentando ou reduzindo variáveis da transmissão, como por exemplo a rotação, a velocidade angular e o torque. A transmissão de movimento rotativo de um eixo para outro ocorre em quase todas as máquinas e equipamentos que se possa imaginar, a fim de solucionar problemas de transporte, impulsão, elevação e movimento.

Por meio da combinação de engrenagens de diferentes características, é possível transmitir movimentos e ampliar ou reduzir forças. Ou seja, um motor girando muito rápido pode fornecer grande energia para o conjunto, mas não torque suficiente. Com uma modificação ou redução da engrenagem, a velocidade pode ser regulada e a força equilibrada. E essa é exatamente a função dos redutores de velocidade! Ou seja, através de uma combinação de engrenagens montadas no interior de uma caixa fechada e lubrificada, eles reduzem a rotação e amplificam o torque.