Para que uma empresa tenha produtividade e melhor performance é preciso contar com equipamentos de confiança e que trabalhem em sintonia com o que lhe foi proposto. Essa é a essência do Motofreio, promover sinergia no processo de produção e aumentar a agilidade.
Ideal para aplicações onde paradas instantâneas, precisas e seguras, controle de posicionamento e economia de energia são necessários, satisfaz as necessidades de aplicações como elevadores de carga, talhas, guilhotinas, equipamentos de usinagem, teares, máquinas de embalagem, transportadores, máquinas de lavar e engarrafar, dobradeiras entre outras.
Os Motofreios consistem de um motor de indução monofásico ou trifásico, acoplado a um freio disco, formando uma unidade integral compacta e robusta, sendo assim, o freio possui poucas partes móveis assegurando longa duração com o mínimo de manutenção.
Com sistema de frenagem de alto torque e durabilidade o motofreio é ideal para equipamentos onde são exigidas paradas rápidas por questão de segurança, posicionamento preciso e economia de tempo.
Saiba mais sobre suas aplicações e vantagens.
O objetivo no sistema de frenagem e plataforma é para que passa a contar com grandes vantagens como:
- Estrutura de carcaça que reduz a dispersão do ar e melhora a dissipação térmica;
- Caixa de ligação com maior volume interno e facilidade de manuseio;
- Pés maciços que facilitam o alinhamento e a instalação do motor;
- Carcaça com alta resistência mecânica e baixos níveis de vibração.
A dupla face de encosto com o disco de frenagem forma uma grande superfície de atrito, que proporciona uma pressão específica adequada sobre os elementos de fricção, evitando o aquecimento exagerado e mantendo assim o mínimo de desgaste. Além disso, o freio é resfriado pela própria ventilação do motor.
A bobina de acionamento do eletroímã é protegida com resina epóxi e funciona com tensões contínuas obtidas através de uma ponte retificadora, alimentada com tensão alternada de 220, 380 ou 440 V, obtida dos terminais do motor ou de uma fonte independente.
A ponte retificadora é composta por 4 diodos retificadores de silício e 2 vistores que imprimem picos indesejáveis de tensão permitindo um rápido desligamento da corrente. As pontes podem ser fornecidas em 220, 380 ou 440 V; quando não especificadas são fornecidas em 220 V.
Os motofreios pode ser montado em qualquer posição, desde que o freio não fique sujeito a penetração excessiva de água, óleo ou poeiras abrasivas.
O motofreio encontra aplicações mais comuns em: máquinas-ferramenta, teares, máquinas de embalagem, transportadores, máquinas de lavar e engarrafar, máquinas de bobinar, dobradeiras, guindastes, pontes-rolantes, elevadores, ajustes de rolos de laminadores e máquinas gráficas. Enfim, em equipamentos onde são exigidas paradas rápidas por questões de segurança, posicionamento e economia de tempo.